Dicas de Segurança

/Dicas de Segurança
Dicas de Segurança 2017-04-24T14:19:35+00:00

Infelizmente qualquer falta de atenção hoje pode ser uma grande oportunidade para ser vítima da violência urbana. Pensando nisso, a Goseg Segurança que atua na área de segurança dá algumas dicas para evitar situações perigosas.
As dicas do livro foram elaboradas com base em análises estatísticas do comportamento da violência nas grandes cidades e mostram que adotar medidas simples (como buscar informações em locais de confiança e não ostentar itens de valor enquanto está na rua) são capazes de prevenir situações de risco:

EM CASA OU CONDOMÍNIO:

1 – A entrega de encomendas em casa que não houver sido solicitada deve ser recusada, mesmo que o portador se apresente na portaria. No caso de encomendas esperadas, peça que os documentos do entregador sejam recolhidos na portaria (nome e identidade) e ligue para a empresa confirmando os dados.

NO TRÂNSITO:

2 – Evite deixar seus documentos no porta-luvas.
3 – Nunca deixe embrulhos, pastas ou bolsas à mostra em cima dos bancos, mesmo que você esteja dentro do carro. Sempre que possível, coloque tudo no porta-malas.
4 – Não cole adesivos no carro com os quais seja possível identificar onde você mora ou locais que você costuma frequentar.

EM CAIXAS ELETRÔNICOS:

5 – Dê preferencia por caixas eletrônicos que ficam dentro de shopping centers, agências bancárias. Se for necessário usar na rua, opte por caixas que estejam em locais bem iluminados.
6 – Sempre que for usar um caixa eletrônico, posicione o corpo o mais próximo possível do equipamento evitando que uma pessoa atrás consiga ver a sua movimentação. Quando digitar sua senha, cubra o teclado com as mãos.
Notebooks e tablets:
7 – A maior ocorrência de roubos e furtos de aparelhos eletrônicos ocorre em locais de grande movimentação de pessoas, como shoppings ou aeroportos. Por isso não descuide do seu equipamento enquanto faz um lanche ou visita uma loja.
8 – Evite usar maletas de notebook ou mochilas próprias. O melhor é usar uma bolsa normal que não aparente estar com um aparelho eletrônico.

NA BALADA:

9 – Não saia à noite sozinho. Pois quando estiver voltando para casa, provavelmente estará vulnerável e será um alvo fácil para assaltantes.
10 – Não use acessórios (joias, brincos, relógios, etc.) que demonstrem valor e não deixe carteiras, celulares ou bolsas em cima de mesa e de balcões.